Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Professor João Malaca Casteleiro, um dos mais destacados defensores do Acordo Ortográfico em Portugal, fala na ABL sobre o tema “Lições e desilusões de um dicionarista”

Professor João Malaca Casteleiro, um dos mais destacados defensores do Acordo Ortográfico em Portugal, fala na ABL sobre o tema “Lições e desilusões de um dicionarista”

 

O Professor João Malaca Casteleiro, um dos mais destacados defensores do Acordo Ortográfico em Portugal e membro da Academia das Ciências de Lisboa, fez na Academia Brasileira de Letras conferência sobre Lições e desilusões de um dicionarista. O evento contou com as participações do Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, e do Acadêmico e professor Evanildo Cavalcante Bechara, responsável pelo Setor de Lexicografia e Lexicologia da Academia. A palestra foi no dia 8 de junho, quarta-feira, às 17h30min., na Sala José de Alencar, na Avenida Presidente Wilson 203, 1º andar, Castelo, Rio de Janeiro.

Saiba mais:

João Malaca Casteleiro, representando a Academia das Ciências de Lisboa, fez parte da delegação portuguesa ao Encontro de Unificação Ortográfica, realizado na ABL, em 1986. Participou, também, do anteprojeto de Bases da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa, em 1982, assim como dos trabalhos que conduziram ao Acordo Ortográfico de 1990, firmado naquele ano, em Lisboa.

Licenciado em Filologia Românica, em 1961, com doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Malaca Casteleiro é, desde 1981, professor catedrático na mesma faculdade. Tem lecionado e coordenado a cadeira de Sintaxe e Semântica do Português, no âmbito da licenciatura, e vários seminários nas áreas da Sintaxe, Léxico e Didática, no âmbito do mestrado. Foi responsável pela versão portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, bem como o coordenador científico do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado em 2009.

Malaca Casteleiro também foi diretor de investigação do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, conselheiro científico do Instituto Nacional de Investigação Científica e presidiu o Conselho Científico da Faculdade entre 1984 e 1987. Tem coordenado e colaborado em diversos projetos de investigação e de edição, em Portugal e no estrangeiro, em articulação com organismos como o Conselho da Europa, os Serviços de Educação do Governo de Macau e o Ministério da Educação, entre outros.

Sua bibliografia, iniciada com a tese de licenciatura em 1961, é constituída por muitas dezenas de títulos sobre Linguística, Didática do Português Língua Estrangeira e situação da língua portuguesa no mundo. Publicou obras como A Língua e a sua estrutura, A Língua portuguesa e a expansão do saber, Nouvelles perspectives pour l'enseignement du Portugais en tant que langue étrangère, A Língua Portuguesa em África e A Língua Portuguesa no Oriente: do Século XVI à atualidade.

 

03/06/2016