Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Presidente da ABL, Marco Lucchesi, é nomeado para integrar o quadro de Sócios Honorários Brasileiros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Presidente da ABL, Marco Lucchesi, é nomeado para integrar o quadro de Sócios Honorários Brasileiros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

 

O Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi, foi nomeado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro para compor o quadro de Sócios Honorários Brasileiros da Instituição em Assembleia Geral Extraordinária no dia 18 de novembro de 2019.

A cerimônia de posse, conforme prevista em regimento, ocorrerá em data a ser definida, consistirá de em um discurso de posse por um sócio do IHGB, seguido de uma conferência do Acadêmico. Na ocasião, haverá, ainda, a aposição do colar ao empossado.

IHGB

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nasceu, em 1838, da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência.

Na Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional – hoje, por sucessoras, a Confederação Nacional da Indústria e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro –, os Secretários (o cônego Januário da Cunha Barbosa e o marechal Raimundo José da Cunha Matos) apresentaram proposta para a sua criação, concretizada em 21 de outubro daquele ano em Assembleia Geral firmada por 27 fundadores previamente escolhidos.

Em 177 anos de profícua existência, tem-se caracterizado por atividades múltiplas nos terrenos cultural e cívico, pela reunião de volumoso e significativo acervo bibliográfico, hemerográfico, arquivístico, iconográfico, cartográfico e museológico à disposição do público durante todo o ano, e pela realização de conferências, exposições, cursos, congressos e afins.

12/12/2019