Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi, recebe homenagem do Colégio Salesiano, de onde foi aluno no Ensino Médio

Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi, recebe homenagem do Colégio Salesiano, de onde foi aluno no Ensino Médio

 

O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico, poeta e tradutor Marco Lucchesi, foi o grande homenageado da XIV Feira Literária do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, Rio de Janeiro, de onde foi aluno no Ensino Médio. O evento aconteceu nos dias 18 a 20 de abril, de quarta-feira a sexta-feira, naquela instituição (Rua Santa Rosa, 207).

A homenagem foi no último dia do evento, com a presença de Lucchesi. Além da Feira de Livros, estão programadas exposições de artesanato e artigos literários, com a participação de expositores externos. A programação inclui, também, atividades culturais e lúdicas.

O ACADÊMICO

Sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL, eleito em 3 de março de 2011, Marco Lucchesi é poeta, romancista, ensaísta e tradutor. Publicou mais de 40 livros ao longo de sua trajetória. Primeiro filho brasileiro de uma família italiana, o Presidente da ABL notabilizou-se pela criatividade marcada por uma sólida formação intelectual – que inclui o conhecimento de mais de 20 línguas.

Professor titular de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucchesi tem pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Alemanha. Formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui mestrado e doutorado em Ciência da Literatura.

Colaborador de importantes órgãos de imprensa, atualmente é colunista do jornal O Globo. Foi editor das revistas Poesia Sempre (Biblioteca Nacional), Tempo Brasileiro e da Revista Brasileira (ABL). É também conhecida a militância de Lucchesi em defesa dos direitos humanos – destaca-se sua participação em projetos literários e educacionais em presídios do Rio de Janeiro.

Seus livros mais recentes são O carteiro imaterial (ensaios), Clio (poesia) e O bibliotecário do imperador (romance). Lucchesi ganhou três Prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.

12/04/2018