Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Posse do Acadêmico Luiz Paulo Horta

Posse do Acadêmico Luiz Paulo Horta

 

O jornalista, crítico musical e teólogo Luiz Paulo Horta, eleito no dia 21 de agosto último na sucessão de Zélia Gattai Amado, tomará posse na Academia Brasileira de Letras, na Cadeira nº 23 - fundada por Machado de Assis -, no dia 28 de novembro, sexta-feira, às 21h.

Horta será recebido pelo acadêmico Tarcísio Padilha. A entrega do Colar Acadêmico será feita pelo acadêmico Ivan Junqueira. O Diploma de Membro Efetivo será entregue pelo acadêmico Arnaldo Niskier. A cerimônia de posse será realizada no Salão Nobre do Petit Trianon.

O Portal da ABL transmitirá a Cerimônia de Posse ao vivo.

Luiz Paulo Horta, carioca de 65 anos de idade, é pai de três filhos, casado com a jornalista Ana Cristina Reis. É editorialista e critico musical do jornal O Globo, depois de ter trabalhado muitos anos no Jornal do Brasil. Dirigiu a publicação do Dicionário de música Zahar e a edição brasileira do Grove Dictionary of Music and Musicians. Nos anos 80, fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.  Em 1994, tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Música.

Publicou diversos livros sobre música, como:

- Caderno de música;
- Guia da música clássica em CD;
- Villa-Lobos: uma introdução;
- Sete noites com os clássicos: um estudo sobre os diferentes estilos musicais.

Saiba Mais

Fundada por Machado de Assis, seu primeiro ocupante, que escolheu José de Alencar como patrono, a Cadeira nº 23 foi ocupada por Lafayette Rodrigues Pereira, Alfredo Pujol, Otávio Mangabeira, Jorge Amado e Zélia Gattai Amado. Eleita em 7 de dezembro de 2001, na sucessão de Jorge Amado e recebida em 21 de maio de 2002 pelo Acadêmico Eduardo Portella, Zélia nasceu em São Paulo (SP), em 2 de julho 1916. Faleceu em Salvador no dia 17 de maio deste ano.

Luiz Paulo Horta disputou a vaga com 19 candidatos. 

24/11/2008

23/11/2008 - Atualizada em 23/11/2008