Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Portal da ABL amplia sua acessibilidade com ferramenta para leitura de textos

Portal da ABL amplia sua acessibilidade com ferramenta para leitura de textos

 

A Academia Brasileira de Letras, em parceria com a Audima, lança em seu portal uma ferramenta para auxiliar seus visitantes que possuam algum grau de deficiência visual. O “tocador de áudio” inserido no portal poderá ler, se for o desejo do visitante, todo o conteúdo principal de uma página do site da ABL.

O recurso, por ora, está em fase beta e, por isso, habilitado apenas para as notícias e artigos. No entanto, a previsão é de que nas próximas semanas todos os conteúdos do site, entre eles biografias, bibliografias e discursos, por exemplo, estejam compatíveis com a nova tecnologia.

Segundo o Presidente da ABL, Marco Lucchesi, o projeto é de extrema importância para as integrações que a Instituição está promovendo em sua gestão: “A Academia Brasileira de Letras vem realizando um trabalho contínuo de inclusão das diferenças, garantido igualmente uma dimensão de acessibilidade.”

A iniciativa visa atender a uma necessidade especial de nossos usuários e se destaca como uma das muitas ações sociais que a ABL vem desempenhando nos últimos meses, como visitas e doações de livros a comunidades indígenas e quilombolas, doações de CDs com poemas gravados por acadêmicos para bibliotecas que recebem deficientes visuais, visitas a unidades prisionais, além da internacionalização da ABL por intermédio do sistema de tradução do seu site para mais de 100 idiomas.

24/10/2019