Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Papéis e pessoas” é tema de encerramento do ciclo “Ética e cidadania em tempos de transição”

“Papéis e pessoas” é tema de encerramento do ciclo “Ética e cidadania em tempos de transição”

 

A Academia Brasileira de Letras promoveu a conferência de encerramento do ciclo “Ética e cidadania em tempos de transição”, intitulada “Papéis e pessoas”, com a participação do professor Roberto DaMatta.

A Acadêmica Ana Maria Machado explica o objetivo das conferências:

“O ciclo se propõe a responder, no plano da ética e da cidadania, nestes tempos de transição, o que é certo e o que é errado na sociedade contemporânea? Quais os valores éticos que devem ser considerados permanentes e quais aqueles que devem ser preservados? A ética muda, ou não, com o passar do tempo, com a evolução histórica?”.

Sob coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação da Acadêmica e Secretária-geral Ana Maria Machado, as demais conferências que fizeram parte do ciclo foram: “A flexibilização da ética”, com Boris Fausto; “Esperanças e espertezas”, com Rosiska Darcy de Oliveira; e “Desafios da ética na hora atual: Da ética na pesquisa à ética na política”, com o Acadêmico Celso Lafer.

A conferência “Papéis e pessoas” aconteceu no dia 16 de agosto, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

O evento tem o patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Roberto DaMatta é professor de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

De 1987 a 2003, ocupou a cátedra Reverendo Edmund P. Joyce de Antropologia da Universidade de Notre Dame, em Indiana, Estados Unidos, da qual é, atualmente, Professor Emérito.

É Bacharel em História pela Faculdade Fluminense de Filosofia e Mestre e um Doutor em Antropologia pela Universidade de Harvard. Por quase três décadas foi professor do Programa de Pós-graduação do Museu Nacional, onde também exerceu as funções de Coordenador e de Chefe do seu Departamento de Antropologia.

Currículo de Roberto DaMatta.

Veja também

Perfil da Abl no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

 

16/8/2011

 

11/08/2011 - Atualizada em 10/08/2011