Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Músico e escritor José Miguel Wisnik fala na ABL sobre “Música e corpo – trilhas para dança”, na terceira palestra do ciclo “A música na cultura”

Músico e escritor José Miguel Wisnik fala na ABL sobre “Música e corpo – trilhas para dança”, na terceira palestra do ciclo “A música na cultura”

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao seu ciclo de conferências do mês de julho com o tema “A Música na cultura”, sob coordenação-geral da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado e coordenação do Acadêmico e poeta Marco Lucchesi. A terceira palestra foi Música e corpo: trilhas para a dança, com o músico e escritor José Miguel Wisnik. O evento aconteceu na terça-feira, dia 19 de julho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

“A música na Cultura” terá mais uma palestra, na terça-feira, dia 26 de julho, às 17h30min. O conferencista será o acordeonista, pianista e compositor Kiko Horta, que falará sobre o tema Sanfona brasileira – de Gonzagão a Dominguinhos.

Em “Música e Corpo – Trilhas para dança”, José Miguel Wisnik se propôs a apresentar seus trabalhos musicais compostos por encomenda do Grupo Corpo: Nazareth, Parabelo, Onqotô e Sem Mim. “A ideia geradora de cada composição e sua relação com a coreografia foi comentada através de vídeos de trechos dos espetáculos”, afirmou.  

Saiba mais:

José Miguel Wisnik é músico e escritor. Como intérprete de suas canções, lançou os CDs José Miguel Wisnik (1993), São Paulo Rio (2000), Pérolas aos poucos (2003), Indivisível (2011) e Ná e Zé (2015). Fez música para dança, cinema e teatro. Tem canções interpretadas por Elza Soares, Maria Bethânia, Gal Costa, Ná Ozzetti, Jussara Silveira, Monica Salmaso, Eveline Hecker e parcerias com Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Zé, Guinga, Luiz Tatit, Alice Ruiz.

Entre seus livros publicados encontram-se O som e o sentido – Uma outra história das músicas (1989), Sem receita – Ensaios e canções (2004), Machado maxixe – O caso Pestana (2008) e Veneno remédio – o futebol e o Brasil (2008).

Wisnik é professor Livre Docente pela Universidade de São Paulo e atuou como professor convidado na Universidade da California (Berkeley) e na Universidade de Chicago. Recebeu mais de uma vez o Prêmio Jabuti de Literatura, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte por suas produções para teatro e dança, o prêmio do Festival de Cinema de Gramado. Em 2009 recebeu a Ordem do Mérito Cultural.    

13/07/2016

Vídeos relacionados