Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Mauro Alencar fala na ABL no terceiro dia de palestras do ciclo “Teledramaturgia: a reinvenção de um gênero”

Mauro Alencar fala na ABL no terceiro dia de palestras do ciclo “Teledramaturgia: a reinvenção de um gênero”

 

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao seu ciclo de conferências do mês de setembro, intitulado “Teledramaturgia: a reinvenção de um gênero”, com a palestra do mestre em teledramaturgia brasileira e latino-americana Mauro Alencar, intitulada Literatura e teatro: fontes inspiradoras. O evento aconteceu na terça-feira, dia 20 de setembro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca

A coordenação-geral dos ciclos de 2016 é da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado e a coordenação do Acadêmico e jornalista Zuenir Ventura. A conferência teve transmissão direta pelo portal da ABL, assim como estará disponibilizada, para consulta posterior, nos canais digitais: Youtube, Facebook e Twitter. O ciclo terá mais uma palestra: dia 27, A virada do jogo, com João Emanuel Carneiro.

Foram fornecidos certificados de frequência.

Saiba mais:

Autor dos livros A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil e das adaptações para romance das novelas Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo, Mauro Alencar é mestre e doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino–Americana pela Universidade de São Paulo (USP). É considerado pela mídia um dos mais destacados especialistas no assunto, o que o tem levado a participar de palestras, consultoria, seminários e congressos no Brasil e no exterior.

Entre diversas atividades na área televisiva-acadêmica assessorou, em 1995, Herval Rossano, diretor que implantou o horário das seis em novelas da Rede Globo com adaptações da literatura, na palestra Qualidade e Produtividade. Em 2009, a convite de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), integrou o time de professores convidados para ministrar o curso Capacitação Profissional em TV Digital e Mídias Eletrônicas. 

Suas atividades na televisão incluem consultoria e pesquisa para a Rede Globo (onde está há mais de vinte anos) e aulas de Teledramaturgia em Oficinas promovidas pela emissora. Em 2013, seu livro A Hollywood Brasileira foi selecionado para a tradicional Feira de Frankfurt, proporcionando-lhe convite para palestra sobre Telenovela, Literatura e Gastronomia no maior evento editorial do mundo. Recentemente, participou da elaboração (consultoria e texto) do livro ilustrado 50 Anos de Novelas, álbum de figurinhas em homenagem ao cinquentenário da TV Globo, numa parceria entre a Globo Marcas e a Editora Panini.

 

14/09/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados