Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Marco Lucchesi, Presidente da ABL, surpreende e interage com estudantes na Visita Guiada

Marco Lucchesi, Presidente da ABL, surpreende e interage com estudantes na Visita Guiada

Quando os alunos do Ciep 218 Ministro Hermes Lima chegaram para a Visita Guiada à Academia Brasileira Letras, na terça-feira, 7 de maio de 2019, uma surpresa os aguardava: o Presidente da ABL, Marco Lucchesi, deixou, por alguns instantes, suas atividades e interagiu com os estudantes de maneira informal e lúdica: conversou em turco com os alunos numa roda que se formou em frente ao Petit Trianon.

A escola tem, desde 2016, uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Centro Cultural Brasil – Turquia (CCBT), uma ONG internacional. As turmas são interculturais e os alunos estudam português e turco. O Ciep é dirigido pela Sra. Patrícia Zarro, que acompanhou os estudantes juntamente com as professoras Andreia Alves Monteiro de Castro e Raquel Rangel, num total de 42 pessoas.

As visitas guiadas são uma atividade prioritária da Academia. Elas se realizam às segundas, terças e quartas-feiras, das 14 às 15 horas (menos feriados). O agendamento é obrigatório e os grupos não podem ultrapassar 50 pessoas. A idade mínima é de 12 anos. A entrada é franca.

A visita é feita no Petit Trianon, a réplica exata do Palácio Petit Trianon, pavilhão de caça da rainha Maria Antonieta, em Versalhes, França. O prédio foi construído para abrigar a representação daquele país na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil em 1922. No ano seguinte, 1923, o governo francês o doou à ABL, que passou a ter uma sede fixa. Nele são realizadas as sessões Acadêmicas e as solenidades comemorativas. Entre elas, a posse de um novo membro, por exemplo, além do chá das quintas-feiras.

Atores profissionais conduzem o público durante as visitas, contando fatos e histórias curiosas da vida e da obra dos Acadêmicos. O visitante tem a oportunidade de conhecer, ainda, os salões que compõem o Petit Trianon, como a sala de trabalho de Machado de Assis e o Salão Nobre, onde são feitas as cerimônias acadêmicas. A atuação dos atores permite que o público faça um passeio pelo tempo e história da fundação da Casa, relembrando os grandes nomes da literatura brasileira.

O agendamento deve ser feito com a assistente de eventos culturais da Assessoria Cultural da ABL, Lenner Neiva, pelo telefone (21) 3974-2526 ou pelo e-mail visita.guiada@academia.org.br.

09/05/2019