Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Livro do Acadêmico Domício Proença Filho é traduzido por Antonio Maura para o espanhol

Livro do Acadêmico Domício Proença Filho é traduzido por Antonio Maura para o espanhol

 

O Acadêmico, professor, crítico literário e poeta Domício Proença Filho, quinto ocupante da Cadeira 28 da ABL, lança, pela editora espanhola Celesta, a tradução de seu livro “El riesgo del juego” (O risco do jogo), traduzido por um dos mais destacados escritores daquele país, Antonio Maura, responsável, também, pelo prólogo.

O livro integra a coleção Piel de Sal, de qual fazem parte obras de Paul Valéry, Cummings, John Donne, Eliot, Mallarmé, Quevedo e Fernando Pessoa. A editora Celesta já o distribuiu para as livrarias da Espanha e dos países que falam o idioma espanhol.

SOBRE O AUTOR

Domício Proença Filho é Professor Emérito e Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense, aposentado. É Doutor e Livre-Docente em Letras. Foi Professor da disciplina e de língua portuguesa em diversos outros estabelecimentos de ensino superior, entre eles, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica da mesma cidade. Na condição de Professor Titular Convidado ( Gastprofessor), ministrou cursos na Universidade de Colônia e na Escola Técnica de Altos Estudos de Aachen. Participou, como conferencista e debatedor, de seminários e cursos promovidos por instituições de ensino superior e centros de estudos em Lisboa, Coimbra, Porto, Colônia, Tübingen, Munique, Roma, Bolonha, Madri, Salamanca, Paris, Clermont Ferrand, e Minesota.

É também crítico, ensaísta, poeta, ficcionista, roteirista e promotor cultural. Publicou 68 livros, entre eles, Estilos de época na literatura, a linguagem literária, A poesia dos Inconfidentes (org.) , Oratório dos Inconfidentes, O risco do jogo- poemas, Capitu-memórias póstumas (romance),Breves estórias de Vera Cruz das Almas , Nova ortografia da língua portuguesa-guia prático, Leitura do texto, leitura do mundo e Muitas línguas, uma língua: a trajetória do português brasileiro. É membro da Academia Brasileira de Letras, de que foi presidente (2016-2017), da Academia Brasileira de Filologia e da Academia das Ciências de Lisboa e do PEN Clube do Brasil.

31/08/2018