Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Historiadora Rosa Maria Araújo fala na ABL sobre o tema ‘O Rio inventou a Marchinha’

Historiadora Rosa Maria Araújo fala na ABL sobre o tema ‘O Rio inventou a Marchinha’

 

A historiadora Rosa Maria Araújo fez, na Academia Brasileira de Letras, a quarta palestra do ciclo “Poesia cantada: melodia e verso”, sob a coordenação do Acadêmico e jornalista Zuenir Ventura, intitulada “O Rio inventou a marchinha”, no dia 23 de maio, quinta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro). Entrada franca.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a Coordenadora-Geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O ciclo “Poesia cantada: melodia e verso” terá mais uma conferência no dia 30, quinta-feira, com o poeta e professor Eucanaã Ferraz, intitulada “Vinicius de Moraes: a canção como destino”.

A CONFERENCISTA

Doutora em História pela Universidade de Johns Hopkins, EUA, Mestra pela Universidade de Paris X-Nanterre, Rosa Maria Araújo iniciou a carreira de historiadora no CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas (1975-1979), foi pesquisadora do Iuperj (1979-1982) e professora de História da PUC-RIO (1976-1982).

Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, foi Diretora de Projetos do Rioarte e Secretária Executiva da Comissão Carioca de Promoção Cultural. Foi chefe do Setor de História (1982-1993) e Diretora Executiva da Fundação Casa de Rui Barbosa do Ministério da Cultura (1995-1999). Como coordenadora da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, criou e dirigiu a programação cultural das feiras de 1999 a 2007.

Foi consultora de Patrimônio da Fundação Roberto Marinho, consultora acadêmica do Instituto Arte Viva, Museu de Belas Artes e da Rede Globo, consultora editorial da Editora Paz e Terra e produtora do programa Palavras Cruzadas no Armazém Digital.

Rosa Maria também foi Diretora Executiva da Universidade Candido Mendes e presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2007-2019).

Autora de artigos e livros, dentre eles: O Batismo do Trabalho, Ed. Civilização Brasileira, 1982; A Vocação do prazer, a família e a cidade no Rio de Janeiro republicano, Ed. Rocco, 1993; e O Imperador das Ideias: Gilberto Freyre em questão, com Joaquim Falcão, Ed. Topbooks, 2001. É coautora dos musicais Sassaricando: E o Rio inventou a marchinha (2007) e É com esse que eu vou: o samba de carnaval na rua e no salão (2010).

 

16/05/2019

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados