Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Geraldo Carneiro faz na ABL a palestra de encerramento do ciclo “Os poetas pelos poetas”

Geraldo Carneiro faz na ABL a palestra de encerramento do ciclo “Os poetas pelos poetas”

 

O poeta, compositor e roteirista  Geraldo Carneiro fez a palestra de encerramento do ciclo Os poetas pelos poetas – “Shakespeare: o poeta e a máscara” –, sob coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A conferência foi realizada no dia 29 de julho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

Serão conferidos certificados de frequência.

Os ciclos de conferências são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.

Saiba mais

Geraldo Carneiro nasceu em 11 de junho de 1952, em Belo Horizonte. Três anos mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro. Poeta, publicou Na Busca do Sete-Estrelo, Verão Vagabundo, Piquenique em Xanadu (Prêmio Lei Sarney de melhor livro do ano), Pandemônio, Folias Metafísicas, Por Mares Nunca Dantes, Lira dos Cinqüent’anos e Balada do Impostor. De sua obra constam, também, Vinicius de Moraes: A Fala da Paixão e Leblon: A Crônica dos Anos Loucos, além de alguns sonetos traduzidos de William Shakespeare, na coletânea Sonhos da Insônia, em parceria com Carlito Azevedo.   

Compôs mais de duas centenas de letras para músicas de Egberto Gismonti, Astor Piazzolla, John Neschling, Francis Hime, Wagner Tiso e outros parceiros. Também com Francis Hime, escreveu poemas para a cantata Carnavais e letras para a Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião. Teve diversos textos teatrais encenados, originais e traduções, entre os quais A Tempestade, As You Like It e Antonio & Cleópatra, de William Shakespeare (sendo a primeira publicada pela Relume-Dumará), A Bandeira dos Cinco Mil Réis (encenada em 86, publicada em 92), Manu Çaruê (ópera pós-tudo com música de Wagner Tiso, encenada em 88). 

É roteirista de cinema, especiais e minisséries para TV, entre as quais “JK”. Participou da criação do programa “Você Decide”, do qual foi supervisor de texto. Adaptou diversas obras literárias para a TV, nas séries “Brasil Especial” e “Brava Gente”.

29/7/2014

23/07/2014 - Atualizada em 22/07/2014