Início > Noticias > Clarice Lispector é tema de palestra da professora Nádia Battella Gotlib, a última do ciclo de conferências da ABL intitulado “Cadeira 41”, sob coordenação da Acadêmica Ana Maria Machado

Clarice Lispector é tema de palestra da professora Nádia Battella Gotlib, a última do ciclo de conferências da ABL intitulado “Cadeira 41”, sob coordenação da Acadêmica Ana Maria Machado

A Academia Brasileira de Letras encerrou seu Ciclo de Conferências do mês de julho, intitulado Cadeira 41, com palestra da professora e pesquisadora Nádia Battella Gotlib, sob coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado. O tema escolhido foi O legado de Clarice Lispector.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A intitulação Cadeira 41 remonta aos tempos de fundação da ABL, em 20 de julho de 1897. Criada nos mesmos moldes da Academia Francesa, o máximo de Acadêmicos era de 40, o que continua até os dias de hoje. Este ciclo, no entanto, pretendeu apresentar, durante o mês de julho, quatro nomes que poderiam ocupar, em suas épocas, uma dessas cadeiras e, que, por razões diferentes e individuais, não se tornaram membro da Academia: Júlia Lopes de Almeida (primeira semana), Lúcio Cardoso (segunda), Lima Barreto (terceira) e Clarice Lispector.

A Acadêmica Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é, também, a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2017.

A palestrante, segundo adiantou, disse que Clarice Lispector publicou seus primeiros contos em 1940 e, ao longo dos trinta e sete anos seguintes, até sua morte, em dezembro de 1977, cultivou os mais diversos gêneros literários. Como parte da crítica se manifestou em relação a essa produção ao longo dos anos? E qual a importância dessa vasta e diversificada obra para a sua própria geração e para as gerações subsequentes de leitores?, são duas das questões que respondeu em sua palestra.

Saiba mais

Nádia Battella Gotlib, livre-docente pela Universidade de São Paulo, atuou como professora de Literatura Portuguesa e de Literatura Brasileira na USP. Foi pesquisadora Sênior do CNPq. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Foi professora visitante de várias universidades brasileiras federais, estaduais e particulares.

No exterior, foi visiting fellow junto ao Oxford University Centre for Brazilian Studies e Senior Assistant Membre (SAM) junto ao St. Antony’s College, da Universidade de Oxford (1998). Ministrou cursos pela Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Buenos Aires. Coordenou o ‘GT A mulher na literatura’, (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Publicou 11 livros, entre eles: Teoria do conto; Tarsila do Amaral, a modernista; Clarice, uma vida que se conta; Clarice Fotobiografia. Os dois últimos foram traduzidos para o espanhol, respectivamente em Buenos Aires (2007) e México (2015).

19/07/2017

Vídeos relacionados