Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: Mesa-redonda especial homenageia o Acadêmico José Sarney pelos seus 80 anos

AO VIVO: Mesa-redonda especial homenageia o Acadêmico José Sarney pelos seus 80 anos

 

Assista ao vivo a Mesa-redonda “80 anos do Acadêmico José Sarney”, sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vinicios Vilaça.

A mesa conta com as presenças dos Acadêmicos Alberto da Costa e Silva, Arnaldo Niskier, Cícero Sandroni e Ivo Pitanguy, como expositores.

O evento acontece no Salão Nobre do Petit Trianon. Entrada franca.

Saiba mais

O Acadêmico José Sarney nasceu em Pinheiro (MA), a 24 de abril de 1930. É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Maranhão.

Sexto ocupante da Cadeira nº 38, eleito em 17 de julho de 1980, sucedeu José Américo de Almeida e foi recebido no dia 6 de novembro do mesmo ano pelo Acadêmico Josué Montello. Dentre os integrantes, José Sarney é o decano da ABL.

José Sarney, além de membro da ABL, faz parte também do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, da Academia Maranhense de Letras, da Academia Brasiliense de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa e do InterAction Council (chefes de Estado e de Governo). Foi Presidente da República, no período de 1985 a 1990 e, atualmente, é Presidente do Senado Federal.

Em sua vida literária e cultural, já trabalhou como redator dos jornais O Imparcial (onde também foi diretor do Suplemento de Letras e Artes em 1950), Combate, Jornal do Dia, Jornal do Povo e O Estado do Maranhão. Foi colaborador dos jornais Diário de Pernambuco e Correio do Ceará, das revistas Clã (Ceará), Região (Pernambuco) e Ilha (Maranhão), do Jornal do Brasil, do O Globo, das revistas Senhor e o Cruzeiro e da Folha de S. Paulo.

Recebeu condecorações como a Medalha Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e a Medalha José Bonifácio. É Grão-Mestre e tem Grão-Cruz (ou Grão-Colar) das seguintes ordens: Ordem Nacional do Mérito, Ordem do Rio Branco, Ordem do Mérito Judiciário, Ordem do Cruzeiro do Sul, Ordem da Legião de Honra (França) e Ordem de Sant´lago da Espanha (Portugal).

Clique aqui para assistir ao vivo.

8/12/2010

 



07/12/2010 - Atualizada em 07/12/2010