Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Tarcísio Padilha faz a palestra de encerramento do ciclo “Memória reverenciada”

Acadêmico Tarcísio Padilha faz a palestra de encerramento do ciclo “Memória reverenciada”

 

O Acadêmico, professor e filósofo Tarcísio Padilha fez na Academia Brasileira de Letras a palestra de encerramento do ciclo “Memória reverenciada” – Coelho Neto: a riqueza da linguagem –, coordenado pelo Acadêmico Alberto Venancio Filho. O evento foi realizado dia 28 de outubro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

Serão fornecidos certificados de frequência.

Os ciclos de conferências, com patrocínio da Petrobras, são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.

Saiba mais

Bacharel em Filosofia e Direito, diplomado em Ciências Sociais, licenciado em Filosofia, Tarcísio Padilha, quinto ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 20 de março de 1997, na sucessão de Mário Palmério e recebido em 13 de junho de 1997 pelo acadêmico Arnaldo Niskier, cursou a Escola Superior de Guerra. Foi professor titular da UERJ, UFRJ, Universidade Santa Úrsula e Gama Filho.

Tarcísio Padilha é membro do Collegium Academicum Universale Philosophiae (Atenas), membro da Metaphysical International Society, da Sociedad Interamericana de Filosofia, membro fundador e Vice-Presidente da Asociación Interamericana de Filósofos Católicos, membro fundador e Presidente da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos. Também faz parte da Society for Ancient Greek Philosophy, da Association Louis Lavelle em Paris, da Internationale Akademie für Philosophie, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia Brasileira de Educação, da Academia Fluminense de Letras, do Pontifício Conselho para a Família do Vaticano, da União de Juristas Católicos do Rio de Janeiro, do Real Gabinete Português de Leitura, do PEN Clube do Brasil.

Sua bibliografia inclui, entre outras obras, Filosofia, ideologia e realidade brasileira; Brasil em questão; Uma filosofia da esperança; Dr. Alceu e o laicato hoje no Brasil; Libertação e Liberdade; Alceu /Tudo se transfigura - introdução e antologia; Educação & Filosofia; Realismo da esperança; Privilégio do instante; Literatura e Filosofia; O cura da Aldeia Global: Uma ética do cotidiano; História e filosofia; e A ontologia axiológica de Louis Lavelle (2ª edição).

28/10/2014

21/10/2014 - Atualizada em 21/10/2014