Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Evanildo Bechara coordena o ciclo de conferências “Entre a gramática e a linguística”

Acadêmico Evanildo Bechara coordena o ciclo de conferências “Entre a gramática e a linguística”

 

A Academia Brasileira de Letras abriu seu novo ciclo de conferências, denominado “Entre a gramática e a linguística”. O ciclo tem a coordenação do Acadêmico, professor e filólogo Evanildo Bechara. A primeira palestra foi feita pelo Acadêmico e professor Arnaldo Niskier e abordou o tema “Estrangeirismos: um bem, um mal?”. O evento aconteceu no dia 28 de agosto, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Evanildo Bechara explicou as razões que levaram a Academia a optar pelo novo ciclo: “Abrindo um espaço na série de mesas-redondas, a ABL promoverá este ciclo de conferências, tendo como objetivo o cumprimento estatutário do cultivo da língua portuguesa. O conjunto de palestras tratará de temas oportunos da investigação do nosso idioma, quais sejam as motivações culturais do ingresso de estrangeirismo no léxico do idioma, bem como os novos rumos da lexicografia no Brasil, a problemática sociolinguística da norma e inclusão social, assim como, fechando a temática, a consolidação do Acordo Ortográfico, às vésperas do seu início obrigatório, no começo do próximo ano”, afirmou.

O ciclo terá mais três palestras: dia 4 de setembro, “Os novos rumos da lexicografia no Brasil”, com o professor e linguista Francisco S. Borba; dia 11 de setembro, “Norma linguística e inclusão social”, professor Ricardo Cavaliere; e dia 18 de setembro, “A consolidação do Acordo Ortográfico da língua portuguesa”, Evanildo Bechara.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Jornalista, professor e escritor, o Acadêmico Arnaldo Niskier formou-se em Pedagogia e se tornou um dos nomes de maior destaque na Educação. Participa ativamente de muitas das mais importantes associações e entidades pedagógicas, literárias e culturais do país e do exterior. Niskier nasceu no Rio de Janeiro em 30 de abril de 1935. Sétimo ocupante da Cadeira nº 18, foi eleito para a ABL em 22 de março de 1984. Autor de vários livros sobre educação, assim como conferencista atuante tanto no Brasil quanto no exterior, também é Acadêmico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

28/8/2012

24/08/2012 - Atualizada em 23/08/2012