Início > Noticias > Acadêmico e poeta Geraldo Carneiro coordena na ABL o ciclo de conferências de agosto, intitulado “Realismo em questão”

Acadêmico e poeta Geraldo Carneiro coordena na ABL o ciclo de conferências de agosto, intitulado “Realismo em questão”

A Academia Brasileira de Letras abriu seu ciclo de conferências do mês de agosto de 2017, intitulado “Realismo em questão”, com palestra do professor Emmanuel Carneiro Leão. A coordenação foi do Acadêmico e poeta Geraldo Carneiro. Entrada franca.

A primeira palestra, com o professor Emmanuel Carneiro Leão, teve como tema “O desafio do realismo”, e aconteceu na terça-feira, dia 1º de agosto, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2017

De acordo com o palestrante, “Platão é o paradigma para a formação de todo realismo. O realismo é um idealismo. O realismo é um idealismo que se ignora como idealista. A interpretação de Aristóteles deu origem à diferença entre realismo e idealismo. Daí se formaram os três campos de batalha de Nietzsche: o humanismo iluminista, o idealismo espiritualista e o realismo materialista”.

Realismo em questão terá mais quatro palestras, às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 8, Leyla Perrone-Moisés, Representação da realidade na linguagem verbal; 15, Beatriz Resende, A literatura contemporânea e um realismo rasurado; 22, Márcio Tavares D’Amaral, O sofrimento do real nos tempos de pós-verdade; e 29, Cristovão Tezza, Literatura e autorrepresentação.

Saiba mais

Emmanuel Carneiro Leão fez Doutorado no Ateneu Antoniano de Roma, Itália, Mestrado na Universidade de Freiburg, Alemanha, país onde teve oportunidade de participar de seminários orientados por Martin Heidegger. A partir de 1962, foi professor de poética na Faculdade de Letras da UFRJ, depois professor de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e também professor de filosofia na escola de Comunicação, sempre na UFRJ.

Publicou quatro livros de filosofia pela Daimon Editora: Filosofia Contemporânea; Filosofia Grega, Uma Introdução; Aprendendo a Pensar II; e Aprendendo a Pensar I (O pensamento na Modernidade e nas Religiões). Também publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais.

 

26/07/2017

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados