Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Antonio Cicero faz na ABL a segunda palestra do ciclo de conferências ‘Poesia e filosofia’

Acadêmico Antonio Cicero faz na ABL a segunda palestra do ciclo de conferências ‘Poesia e filosofia’

 

A Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao seu Ciclo de Conferências do mês de julho de 2018, intitulado Poesia e filosofia, com palestra do Acadêmico, poeta, ensaísta, filósofo e compositor Antonio Cicero. O tema escolhido foi A poesia e a filosofia no mundo contemporâneo. O evento aconteceu na quinta-feira, dia 12 de julho, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos Ciclos de Conferências deste ano.

Foram fornecidos certificados de frequência.

Poesia e Filosofia terá mais uma palestra, na quinta-feira, dia 26, no mesmo local e horário, com o ensaísta e professor Evandro Nascimento, intitulada Uma literatura pensante: Pessoa, Clarice e as plantas.

 

O CONFERENCISTA

Formado em Filosofia em 1972 pelo University College London, da Universidade de Londres, Antonio Cicero é autor, entre outras trabalhos, dos livros de poemas Guardar, A cidade e os livros, Porventura e, em parceria com o artista plástico Luciano Figueiredo, de O livro de sombras; além dos de ensaios filosóficos: O mundo desde o fim, Finalidades sem fim e Poesia e filosofia. Muitas de suas entrevistas foram reunidas no livro, organizado por Arthur Nogueira, Encontros: Antonio Cicero.

Foi o responsável pela organização do livro de ensaios Forma e sentido contemporâneo: poesia; e, em parceria com Waly Salomão, o volume de ensaios O relativismo enquanto visão do mundo. Em parceria com Eucanaã Ferraz, também organizou a Nova antologia poética de Vinícius de Moraes.

Em 1993, concebeu o projeto intitulado “Banco Nacional de Idéias”, através do qual, nesse ano e nos dois subsequentes, promoveu, em colaboração com o poeta Waly Salomão e com o patrocínio do Banco Nacional, ciclos de conferências e discussões de artistas e intelectuais de importância mundial, como João Cabral de Melo Neto, Richard Rorty, Tzvetan Todorov, Hans Magnus Enzensberger, Peter Sloterdijk, Bento Prado Jr. e Darcy Ribeiro, entre outros. É também autor de inúmeras letras de canções, tendo como parceiros compositores como Marina Lima, Adriana Calcanhotto e João Bosco.

Em 2012, Antonio Cicero foi agraciado com o “Prêmio Alceu Amoroso Lima – Poesia e Liberdade”, concedido pela Universidade Candido Mendes e pelo Centro Alceu Amoroso Lima pela Liberdade. 

05/07/2018

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados