Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Antonio Carlos Secchin recebe título de Professor Emérito da UFRJ

Acadêmico Antonio Carlos Secchin recebe título de Professor Emérito da UFRJ

 

A Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou, no dia 9 de outubro, a partir das 18:00 horas, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) - Salão Eletrobrás - (Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo), o livro Secchin: uma vida em letras , logo em seguida à sessão solene do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro – presidida pelo Reitor Antonio Levi da Conceição - em que o Acadêmico Antonio Carlos Secchin vai receber o título de Professor Emérito daquele instituição, no mesmo Salão Eletrobrás do CBAE.

Organizado por Maria Lucia Guimarães de Faria e Godofredo de Oliveira Neto, o livro, de 500 páginas, reúne 90 textos, que abordam a atuação de Secchin nos campos da poesia, ensaio, ficção, bibliofilia, magistério e vida acadêmica.

Contou com a colaboração de dez acadêmicos da Academia Brasileira de Letras – Alfredo Bosi, Arnaldo Niskier, Carlos Nejar, Cícero Sandroni, Cleonice Berardinelli, Eduardo Portella, Ivan Junqueira, Murilo Melo Filho, Nélida Piñon e Sergio Paulo Rouanet.

Para Maria Lucia Guimarães de Faria e Godofredo de Oliveira Neto, "Se há uma unanimidade entre os que aqui escrevem, ela está no reconhecimento da versatilidade da inteligência criativa de Secchin e na afirmação do perfeito entrosamento do crítico e do poeta, que se traduz na feliz conjugação do vigor poético e do rigor crítico, estejam estes a serviço do aparato analítico ou da produção literária. Pluralidade, vitalidade crítica, amálgama criativo, politropia estilística, capacidade de se apropriar da índole do texto interpretado, extraordinária acuidade na assimilação do discurso do outro, profunda empatia com o fenômeno estudado são algumas das precisas expressões cunhadas para fazer face à argúcia interpretativa e ao mimetismo crítico de Antonio Carlos Secchin. Nele, a crítica é sempre poética, tanto quanto é crítica a poesia. Poeta-em-crítico, crítico-em-poeta, poeta-crítico-ensaísta, poeta de poetas, leitor que se faz poeta do que lê, Antonio Carlos Secchin é um intelectual completo, cuja atuação brilhante em todas as frentes em que atuou mais do que justifica a homenagem que lhe é prestada. Além de homenagem, contudo, Secchin, uma vida em letras é também um alentado estudo poético-analítico sobre a obra de um profissional das letras brasileiras que já entrou para o rol dos nossos grandes críticos e poetas".

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

10/10/2013

 

04/10/2013 - Atualizada em 03/10/2013