Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Antonio Carlos Secchin faz a palestra de encerramento do ciclo da ABL “A epopeia revitalizada”

Acadêmico Antonio Carlos Secchin faz a palestra de encerramento do ciclo da ABL “A epopeia revitalizada”

 

O Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin fez a palestra de encerramento do Ciclo de conferências “A epopeia revitalizada”, da Academia Brasileira de Letras. O tema foi “Dos cavalos da Inconfidência: a voz antiépica de Cecília Meireles”. A coordenação foi do Acadêmico e poeta Carlos Nejar, e o evento aconteceu no dia 11 de dezembro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

O ciclo teve ao todo mais três conferências: dia 13 de novembro – A tradição do discurso épico na literatura brasileira, com o professor e escritor Ivan Teixeira; dia 27 de novembro – Tensões em torno da poesia épica na modernidade, com o professor Saulo Neiva; e dia 04 de dezembro – Épicos brasileiros da contemporaneidade, com o professor Anazildo Vasconcelos da Silva.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Sétimo ocupante da Cadeira nº 19 da Academia Brasileira Letras, Antonio Carlos Secchin foi eleito em 03 de junho de 2004, na sucessão de Marcos Almir Madeira. É Doutor em Letras pela Universidade do Rio de Janeiro. Professor de Literatura Brasileira das Universidades de Bordeaux, Roma, Rennes, Mérida, Nápolis, Paris Sorbonne e da Faculdade de Letras da UFRJ, onde foi aprovado, em 1993, por unanimidade, com nota máxima, em concurso público para professor titular. Orientou 24 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado e três pesquisas de pós-doutorado. Ministrou 48 cursos e participou de 177 bancas de pós-graduação, no país e no exterior.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

11/12/2012

04/12/2012 - Atualizada em 04/12/2012