Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmica Nélida Piñon recebe, do Presidente da Galícia, Alberto Feijóo, o título de Dama Sereníssima del Albariño

Acadêmica Nélida Piñon recebe, do Presidente da Galícia, Alberto Feijóo, o título de Dama Sereníssima del Albariño

 

A Acadêmica Nélida Piñon, quinta ocupante da Cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras, eleita em 27 de julho de 1989, recebeu, do Presidente da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, o título de Dama Sereníssima del Albariño. A escritora foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da ABL, em 1997, por ocasião do centenário da Academia.

Nélida Piñon já recebera o título de Embaixadora do Albariño e fora condecorada com a medalha de ordem do Capítulo Sereníssimo (associação dedicada a promover o vinho), pelo Secretário daquela instituição, Pedro Piñeiro, a pedido do Gran Mestre Alberto Núñez Feijóo.

A uva Albariño é uma das castas brancas de maior reputação da Península Ibérica, famosa por originar vinhos brancos frescos e aromáticos. Quando elaborados por um produtor de renome, os vinhos brancos podem ser muito cativantes, combinando aromas florais de frutas brancas com bom corpo e ótima acidez. Originária da Galícia, região com clima úmido e frio, a Albariño é amplamente cultivada na Espanha e em Portugal, onde é conhecida como Alvarinho ou Cainho Branco.

07/08/2018