Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmica Ana Maria Machado comemora 50 anos de carreira em um encontro com seus leitores

Acadêmica Ana Maria Machado comemora 50 anos de carreira em um encontro com seus leitores

 

Para comemorar os 50 anos de carreira da Acadêmica Ana Maria Machado, Pedro Bial teve um bate-papo exclusivo com a autora para celebrar sua trajetória de sucesso no dia 9 de setembro, segunda-feira, na Livraria da Travessa (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Piso 2 - Leblon, Rio de Janeiro).

A autora

Formou-se pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil em Letras Neolatinas e fez pós-graduação na UFRJ. 

É doutora em Semiologia e Linguística pela Universidade de Paris. Lecionou na Faculdade de Letras e na Escola de Comunicação da UFRJ e da PUC-RJ. Foi professora da Sorbonne e das Universidade de Berkeley e Oxford. 

Como jornalista, trabalhou em diversos órgãos da imprensa nacional e estrangeira. É membro do PEN Clube e do Seminário de Literatura da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Foi agraciada com três prêmios Jabuti, Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, Bienal de São Paulo, João de Barro, Cecília Meireles, o Prêmio Machado de Assis da ABL pelo conjunto da obra; Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional.

No campo internacional, destacamos o Prêmio Casa de Las Américas, Cuba; Prêmio Hans Christian Andersen; Prêmio Melhores do Ano, Biblioteca Nacional da Venezuela; “Lifetime Achievement Award” em Literatura, do Brazilian Internacional Press Award de Miami, o prêmio Príncipe Claus, da Holanda, prêmio Estrela de Prata, da Suécia. 

Em 2012-2013 presidiu a Academia Brasileira de Letras, de cuja diretoria fez parte em várias gestões. 

05/09/2019