Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras vai realizar Sessão de Saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico Ivo Pitanguy no próximo dia 25 de agosto

ABL realiza Sessão de Saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico Ivo Pitanguy e declara vaga a cadeira 22

 

A Academia Brasileira de Letras realizou, quinta-feira, dia 25 de agosto, Sessão de Saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico e cirurgião plástico Ivo Pitanguy, que faleceu no dia 6 de agosto deste ano. Ao fim da sessão, o Acadêmico Domício Proença Filho declarou vaga a Cadeira 22 da ABL. A partir dessa solenidade, os interessados terão um mês para enviar suas cartas de candidatura.

O Patrono da Cadeira 22 da ABL é José Bonifácio. O primeiro ocupante e fundador foi Medeiros e Albuquerque, seguido de Miguel Osório de Almeida e Luís Viana Filho, a quem Pitanguy sucedeu.

Quinto ocupante da Cadeira, Ivo Pitanguy foi eleito em 11 de outubro de 1990 e recebido em 24 de setembro de 1991 por seu confrade Carlos Chagas Filho. Ele nasceu em Belo Horizonte, no dia 5 de julho de 1926. Filho de Maria Stäel Jardim de Campos Pitanguy e de Antonio de Campos Pitanguy, médico cirurgião. Iniciou sua formação profissional ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e formando-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1946. Este aprendizado prolongou-se por mais de 10 anos, através de estágios e cursos realizados nos EUA e na Europa, já aliando a prática médica ao exercício do ensino.

10/08/2016

Notícias relacionadas

  • ABL exalta a presença sempre participativa na vida acadêmica de Ivo Pitanguy, morto aos 90 anos, no Rio de Janeiro

    Publicada em 07/08/2016

    O Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, em missão oficial nos Estados Unidos, ao ser informado do falecimento, determinou que seja cumprido luto de três dias e que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro e afirmou: "Ivo Pitanguy era uma presença brasileira em todo o mundo, um amigo fraterno, um acadêmico sempre participativo na ABL, uma raríssima figura humana, aberta plenamente à doação dos seus saberes e de sua alta competência."