Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras recebe pacientes da Casa das Palmeiras em sua Visita Guiada

Academia Brasileira de Letras recebe pacientes da Casa das Palmeiras em sua Visita Guiada

 

Pacientes e funcionários da Casa das Palmeiras participaram de uma visita especial à Academia Brasileira de Letras na quarta-feira, 25 de setembro. Na ocasião, conheceram o Petit Trianon e fatos e histórias curiosas da vida e da obra dos Acadêmicos narrados por atores profissionais.

O Instituto

Idealizada e fundada pela Dra. Nise Magalhães da Silveira no dia 23 de dezembro de 1956, a Casa das Palmeiras é uma instituição de reabilitação mental com atividades expressivas e terapêuticas ocupacionais.

A Fundação não segue padrões convencionais de reabilitação psiquiátrica. Segundo sua diretoria, é um pequeno território de relações humanas afetivas e de atividades criadoras, como pintura e poesia. A Casa das Palmeiras é pioneira na América Latina e inovadora na história moderna da psiquiatria.

A Visita Guiada

As visitas guiadas são uma atividade prioritária da Academia. Elas se realizam às segundas, terças e quartas-feiras, das 14h00 às 15h00 (exceto feriados). O agendamento é obrigatório e os grupos não podem ultrapassar 50 pessoas. A idade mínima é de 12 anos. A entrada é franca.

A visita é feita ao Petit Trianon, a réplica exata do Palácio Petit Trianon, pavilhão de caça da rainha Maria Antonieta, em Versalhes, França. O prédio foi construído para abrigar a representação daquele país na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil em 1922. No ano seguinte, 1923, o governo francês o doou à ABL, que passou a ter uma sede fixa. Nele são realizadas as sessões Acadêmicas e as solenidades comemorativas. Entre elas, a posse de um novo membro e o chá das quintas-feiras.

Atores profissionais conduzem o público durante as visitas, contando fatos e histórias curiosas da vida e da obra dos Acadêmicos. O visitante tem a oportunidade de conhecer, ainda, os salões que compõem o Petit Trianon, como a sala de trabalho de Machado de Assis e o Salão Nobre, onde são feitas as cerimônias acadêmicas. A atuação dos atores permite que o público faça um passeio pelo tempo e história da fundação da Casa, relembrando os grandes nomes da literatura brasileira.

O agendamento deve ser feito pelo telefone (21) 3974-2526 ou pelo e-mail visita.guiada@academia.org.br.


 

23/09/2019