Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL edita antologias de seus Acadêmicos e os lançará na feira de Frankfurt, em outubro

ABL edita antologias de seus Acadêmicos e os lançará na feira de Frankfurt, em outubro

 

A Academia Brasileira de Letras editou, pela primeira vez em sua história, antologias de seus Acadêmicos, em dois volumes, um em prosa de ficção e, outro, em poesia. O principal objetivo é o de lançar os dois na Feira Internacional de Livro de Frankfurt 2013, que ali se realiza entre os dias 9 e 13 de outubro. A escolha do Brasil como país homenageado na Feira foi um incentivo a mais para que a ABL editasse as duas coletâneas.

“Com os dois volumes, a Academia começa a apresentar um retrato instantâneo de seus escritores contemporâneos. Buscamos com isso atender a uma reivindicação antiga, que nos chegava de embaixadas, universidades e editores. Há algum tempo, nos Centros de Estudos Brasileiros no exterior e nas representações coletivas em feiras de livros internacionais, repetia-se a sugestão de que a ABL fizesse uma seleção bilíngue de textos acadêmicos, que pudessem ser apresentados como amostra de nossa produção literária aos leitores de outros países”, afirma a Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, na apresentação do livros.

Ainda de acordo com a Presidente da ABL, foi pedido aos autores que selecionassem seus textos. De modo que, cada poema, conto, ou excerto de romance incluídos na coletânea resultassem de uma escolha autoral, de inteira responsabilidade de quem o criou: “Ao se iniciar o trabalho de seleção e produção, porém, surgiu um obstáculo inesperado: muitos dos acadêmicos são versáteis em sua criação literária e se dedicam a diferentes gêneros. Mais uma vez, então, coube a cada um resolver em que volume se apresentaria. Ou seja, o escritor escolheu se queria entrar na coletânea como poeta ou ficcionista”.

Sobre o mesmo assunto, a ABL sediou, no dia 19 de setembro, quinta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr., recital denominado “Seis vozes poéticas”, com seis de seus poetas selecionados para o volume de poesia: Alberto da Costa e Silva, Antonio Carlos Secchin, Carlos Nejar, Domício Proença Filho, Geraldo Holanda Cavalcanti e Ivan Junqueira. “Os poetas da Academia, pela primeira vez, se reuniram para um recital. O público teve a rara oportunidade de ouvir, na voz dos próprios autores, alguns de seus melhores textos, numa síntese de décadas consagradas à criação literária”, disse Antonio Carlos Secchin, organizador do recital.

A idealização dos dois volumes foi da Acadêmica Ana Maria Machado, e a organização dos Acadêmicos Domício Proença Filho e Marco Lucchesi. Os autores do livro de ficção, além de Ana Maria Machado, são: Arnaldo Niskier, Carlos Heitor Cony, Cícero Sandroni, João Ubaldo Ribeiro, José Sarney, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Paulo Coelho. Segundo a Presidente da ABL, o próximo volume poderia ser de ensaios e também bilíngue: “Seguramente um dos gêneros mais ricos e prolíficos no quadro atual da Academia Brasileira de Letras”.

27/09/2013

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

 

27/09/2013 - Atualizada em 26/09/2013