Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL disponibiliza na internet o site ‘Memórias do I Centenário’ (1997) e libera para o grande público as mais relevantes ações comemorativas de seus 100 anos

ABL disponibiliza na internet o site ‘Memórias do I Centenário’ (1997) e libera para o grande público as mais relevantes ações comemorativas de seus 100 anos

 

A Academia Brasileira de Letras disponibilizou na Internet, a partir do dia 13 de dezembro, o site “Memórias do I Centenário”, que teve como objetivo resgatar as inúmeras ações comemorativas de seus 100 anos de fundação, assim como liberá-las, num único lugar, para o grande público. A iniciativa foi da Acadêmica Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a ABL, justamente no ano de 1997.

De acordo com a Acadêmica, o propósito do site “representa algo como se fosse, literalmente, a busca do Santo Graal, a missão de trabalhar sobre um importante momento da instituição, assim como para o destino do Brasil. Convido a todos para visitá-lo. Está primoroso e permite que se tenha uma noção concreta de tudo que foi feito naquele centenário. Foram fatos da nossa História que não podem ser apagados. O público terá a oportunidade de conhecer as mais relevantes ações comemorativas dos 100 anos da ABL”.

Essas ações exigiram um extenso levantamento de informações sobre aquele ano, embora admita-se que é possível que ainda haja mais conteúdo a se agregar, caracterizando um esforço de continuidade que se fará necessário após o lançamento do projeto. Independentemente dessa inconclusão, o site permite que pesquisadores do Brasil e do exterior tenham acesso a um conteúdo de qualidade e de importância na formação acadêmica e cultural de um amplo público-alvo.

O projeto apresenta oito tópicos principais, subdivididos em seções, de forma a organizar as informações e permitir uma visualização objetiva do conteúdo pelo internauta. Os tópicos principais são: a História da ABL; o Ano do Centenário; as Comemorações; os Acadêmicos; Homenagens; Fotos; Vídeos; e Boletins. Na seção História da ABL, por exemplo, o conteúdo é composto de textos do Acadêmico Josué Montello, retirado do livro Centenário da Academia, além da reprodução de imagens presentes no livro, por intermédio de uma diagramação especial para a internet.

Acesse o site “Memórias do I Centenário”

13/12/2017