Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL convida para o lançamento do livro ‘Carlos Nejar Um homem do pampa’, dia 17 de maio, quinta-feira, às 14h30, no Petit Trianon

ABL convida para o lançamento do livro ‘Carlos Nejar Um homem do pampa’, dia 17 de maio, quinta-feira, no Petit Trianon

 

A Academia Brasileira de Letras sediou o lançamento do livro ‘Carlos Nejar Um homem do pampa’ organizado por Luiz Coronel. O Acadêmico e poeta Carlos Nejar é o quinto ocupante da Cadeira 4 da ABL, eleito em 24 de novembro de 1988, na sucessão de Vianna Moog.

Nejar nasceu em Porto Alegre (RS). Atualmente, reside no Rio de Janeiro. Procurador de Justiça aposentado, pertence à Academia Brasileira de Letras, da qual foi, em 2000, Secretário-Geral e Presidente em exercício. Pertence à Academia Brasileira de Filosofia, ao Pen Clube do Brasil.

Recebeu a mais alta condecoração do RS, a Comenda Ponche Verde e, de Minas Gerais, a Grande Medalha da Inconfidência, em 2010. Recebeu, ainda, a Comenda do Mérito Aeronáutico, no Rio de Janeiro, em 2011, com a Comenda Domingos Martins, da Câmara dos Deputados de Vitória. Em 2015, recebeu a Comenda Vasco Fernandes Coutinho, do governo do Espírito Santo.

Traduzido para várias línguas, Nejar tem sido estudado em universidades tanto no Brasil quanto no Exterior. Publicou História da Literatura Brasileira, agora na 3ª edição atualizada. Recebendo o Prêmio neste ano, da Academia Brasileira de Filologia, do Rio. Também é importante ficcionista, com inúmeros romances publicados, como Riopampa, ou o moinho das Tribulações, galardoado com o “Prêmio Machado de Assis”, em 2001, pela Fundação da Biblioteca Nacional. Considerado um dos 37 escritores-chave do século, entre 300 autores memoráveis, no período entre 1890 e 1990, segundo o crítico suíço Gustav Siebenmann (Poesia y poéticas del siglo XX en la América Hispânica y el Brasil, Gredos, Biblioteca Românica Hispânica, Madrid, 1997).

14/05/2018