Início > Artigos

Artigos

  • Politicamente incorreto: o lado feminino

    Diário do Nordeste , em 19/05/2018

    Há duas semanas publiquei aqui uma história politicamente incorreta, sobre a infelicidade de Adão no Jardim do Éden, e as consequências da criação da mulher. Uma leitora enviou-me a história oposta.

  • Um dia no moinho

    Diário do Nordeste , em 12/05/2018

    Minha vida, no momento presente, é uma sinfonia composta de três movimentos distintos: "muitas pessoas", "algumas pessoas", e "quase ninguém". Cada um deles dura aproximadamente quatro meses por ano, se misturam com frequência durante o mesmo mês, mas não se confundem.

  • Politicamente incorreto: casamento

    Diário do Nordeste , em 05/05/2018

    Como já aconteceu outras vezes, é importante abrir de vez em quando espaço nesta coluna para olhar o mundo de uma perspectiva diferente, mas incorreta. Hoje o tema central é o casamento, que começa sendo ilustrado por uma história:

  • O futuro virando presente

    Diário do Nordeste , em 28/04/2018

    Daqui por diante - e por algumas centenas de anos - o Universo vai ajudar os guerreiros da luz, e boicotar os preconceituosos.

  • O militar na floresta

    Diário do Nordeste , em 04/04/2018

    Ao subir uma trilha nos Pirineus em busca de um lugar onde pudesse praticar o arco e flecha, deparei-me com um pequeno acampamento do exército francês. Os soldados me olharam, eu fingi que não estava vendo nada (todos nós temos um pouco esta paranoia de sermos considerados espiões...) e segui adiante.

  • Da importância da alegria

    Diário do Nordeste , em 31/03/2018

    O lavrador e o sábio - O sábio indiano Narada pediu que Deus lhe mostrasse um homem amado por Ele. O Senhor aconselhou-o a procurar certo lavrador.

  • O sineiro do interior

    Diário do Nordeste , em 24/03/2018

    Almir Ghiaronni, um leitor assíduo desta coluna, envia uma interessante história, e faz a ressalva de que não conhece o autor da mesma. "O sineiro do interior me faz lembrar de várias coisas que aconteceram em minha vida e que na época encarei como derrotas - mas que no decorrer dos anos se transformaram em verdadeiras bênçãos".

  • Explicando Deus

    Diário do Nordeste , em 17/03/2018

    Não adianta pedir explicações sobre Deus; pode-se escutar palavras bonitas, mas, no fundo, são frases vazias. Da mesma maneira que você pode ler toda uma enciclopédia sobre o amor, e não saber o que é amar.

  • A busca da árvore da imortalidade

    Diário do Nordeste, em 10/03/2018

    Conta o famoso poeta persa Rumi que certo dia, em uma aldeia do norte do atual Irã, apareceu um homem contando histórias maravilhosas sobre uma árvore cujos frutos davam imortalidade a quem os comesse.

  • O militar na floresta

    Diário de Pernambuco, em 18/10/2010

    Ao subir uma trilha nos Pirineus em busca de um lugar onde pudesse praticar o arco e flecha, deparei-me com um pequeno acampamento do exército francês. Os soldados me olharam, eu fingi que não estava vendo nada (todos nós temos um pouco esta paranoia de sermos considerados espiões...) e segui adiante. Achei o lugar ideal, fiz os exercícios preparatórios de respiração, e eis que vejo um veículo blindado se aproximando. Na mesma hora me coloquei na defensiva, e preparei todas as possíveis respostas para as perguntas que me seriam feitas: tenho permissão de usar o arco, o local é seguro, qualquer palavra ao contrário cabe aos guardas florestais e não ao exército, etc... Eis que salta do veículo um coronel, pergunta se eu sou o escritor, relata alguns fatos interessantíssimos sobre a região.

  • Explicando Deus

    Diário de Pernambuco, em 11/10/2010

    Não adianta pedir explicações sobre Deus; pode-se escutar palavras bonitas, mas, no fundo, são frases vazias. Da mesma maneira que você pode ler toda uma enciclopédia sobre o amor, e não saber o que é amar.

  • Pilar caminha pelos Pirineus

    Diário de Pernambuco,, em 28/12/2009

    Quando estão tomando seu café no único bar de Saint-Savin, seu amigo lhe pergunta se conhece o filósofo Bozorgmehr. Pilar acena negativamente com a cabeça.