Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Deus é humor

    Diário do Nordeste, em 15/09/2018

    Três mulheres e seus filhos - Três mulheres conversam sobre as qualidades de seus filhos. Diz a primeira:

    - Fico contente que ele tenha decidido seguir o sacerdócio: toda vez que entra em uma sala, as pessoas o olham com respeito e dizem: "Meu padre!".

  • Mais histórias de amigos e desconhecidos

    O Globo, em 08/09/2018

    Um aposentado que não parou - Em Los Angeles sou apresentado a W.Frasier, que escreveu durante toda sua vida sobre a conquista do Oeste americano. Seu maior orgulho é ostentar em seu currículo o roteiro de um filme estrelado por Gary Cooper.

  • O arco, a flecha e o alvo

    Diário do Nordeste, em 01/09/2018

    Todos nós somos arqueiros da vontade Divina. E, portanto, é indispensável saber que instrumentos temos à nossa disposição.

  • As outras formas de amor: Philos e Ágape

    Diário do Nordeste , em 25/08/2018

     Em 1986, na cidade de Logroño, participávamos de um casamento quando o meu guia, Petrus, começou a falar das três palavras que os gregos usam para designar amor: Eros, Philos e Ágape.

  • Das três formas de amor: Eros

    Diário do Nordeste , em 18/08/2018

    Em 1986, enquanto fazia o caminho de Santiago com Petrus, o meu guia, passamos pela cidade de Logroño enquanto se realizava um casamento. Pedimos dois copos de vinho, preparei mm prato de canapés, e Petrus descobriu uma mesa onde pudéssemos sentar junto com outros convidados.

  • Mais histórias de amigos e desconhecidos

    Diário do Nordeste , em 11/08/2018

    Um aposentado que não parou - Em Los Angeles sou apresentado a W. Frasier, que escreveu durante toda sua vida sobre a conquista do Oeste americano. Seu maior orgulho é ostentar em seu currículo o roteiro de um filme estrelado por Gary Cooper.

  • O arco, a flecha e o alvo

    Diário do Nordeste , em 04/08/2018

    Todos nós somos arqueiros da vontade Divina. E, portanto, é indispensável saber que instrumentos temos à nossa disposição.

  • O poder da palavra

    Diário do Nordeste , em 28/07/2018

    Destruindo o seu próximo – Malba Tahan ilustra os perigos da palavra: uma mulher tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o rapaz acabou preso. Dias depois, descobriram que era inocente; o rapaz foi solto processou a mulher.

  • Preparado para o combate, mas com dúvidas

    Diário do Nordeste , em 21/07/2018

    Estou vestindo uma estranha farda verde, cheia de zíperes, feita de tecido grosso. Minhas mãos estão com luvas, de modo a evitar ferimentos. Carrego comigo uma espécie de lança quase da minha altura: sua extremidade de metal possui um tridente de um lado e uma ponta afiada do outro.

  • Os novos empreendedores

    Diário do Nordeste , em 14/07/2018

    Pamela Hartigan, diretora da Fundação Schwab, desenvolveu uma lista de dez pontos comuns entre as pessoas que, insatisfeitas com o mundo a sua volta, resolveram criar seu próprio trabalho. Penso que a lista de Pamela vai mais além do empreendimento social (como é chamado esse novo mecanismo), e pode ser aplicada a muitas coisas que fazemos na nossa vida diária:

  • De governantes e governados

    O Globo, em 07/07/2018

    Onde passar a noite - O famoso místico Ibrahim Adham entrou certa vez no palácio do governante local. Como era muito conhecido na região, nenhum guarda ousou detê-lo, e conseguiu chegar à presença do soberano.

  • Observando os outros

    Diário do Nordeste , em 23/06/2018

    A velha em Copacabana - Ela estava no calçadão da Avenida Atlântica, com um violão, e uma placa escrita à mão: "Vamos cantar juntos".

  • A lei de Jante

    Diário do Nordeste , em 16/06/2018

    O que você acha da princesa Martha-Louise? - O jornalista norueguês me entrevistava à beira do lago de Genebra. Geralmente me recuso a responder perguntas que fogem ao contexto do meu trabalho, mas neste caso sua curiosidade tinha um motivo: a princesa, no vestido que usara ao fazer 30 anos, mandara bordar o nome de várias pessoas que tinham sido importantes em sua vida - e entre estes nomes estava o meu (minha mulher achou a ideia tão boa que resolveu fazer a mesma coisa em seu aniversário de 50 anos, colocando o crédito "inspirado pela princesa da Noruega" em um dos cantos da sua roupa).

  • De como o mundo é um espelho

    Diário do Nordeste , em 09/06/2018

    O encontro esquecido - O mullah Nasrudin, personagem central da tradição sufi, marcou um encontro com um importante filósofo de sua aldeia - mas terminou distraindo-se com outra coisa, e não chegou na hora marcada.