Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Acuados e censurados

    O Globo, em 28/10/2019

    Estamos acuados pela assustadora dimensão do problema ambiental que nos agride de forma crescente, na sucessão de rompimento de barragens, incêndios nas matas e vazamento de óleo no mar.

  • Curto-circuito

    O Globo, em 02/09/2019

    Não parece complicado. Coaf era para controlar atividades financeiras. Identificar operações atípicas e dar alarme. 

  • Esse nivelzinho

    O Globo, em 08/07/2019

    Logo depois do golpe de 1964, desde o primeiro momento em que ficou evidente que a mediocridade comia solta, metendo os pés pelas mãos e dizendo o que lhe dava na telha, Stanislaw Ponte Preta se deu conta da intensidade do fenômeno e começou a registrá-lo em suas crônicas. 

  • Chico Buarque, na alma e na memória

    Globo , em 10/06/2019

    Toda unanimidade é burra, garantia o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues. Durante o governo militar, ele mesmo estava longe de se transformar na relativa unanimidade em que se converteu mais tarde...

  • Palpite infeliz da ministra

    O Globo, em 18/03/2019

    Entre tantas falsas imagens que nos cercam nesta labiríntica sala de espelhos do Brasil atual, dá vontade de entregar os pontos e chorar, já que tanta gente parece bater palmas e preferir a solução de avestruz.

  • Aprendendo a jogar no início do governo

    O Globo, em 18/02/2019

    Chegamos à metade dos tais cem dias de lua de mel do governo. Teve de tudo : Davos, caso Queiroz/Flávio, cirurgia, Brumadinho, pacote penal, circo no Senado, incêndio no CT do Flamengo, laranjal no PSL desmentido, fritura.

  • Em louvor do livreiro

    O Globo, em 24/12/2018

    Tomara que haja muitos livros ao pé de árvores de Natal esta noite. E que uma grande variedade deles se faça presente entre amigos, ocultos ou não.

  • Agora é cinza

    O Globo, em 29/10/2018

    Com a eleição de Jair Bolsonaro, chega ao fim a campanha eleitoral mais exacerbada de nossa história, numa disputa de rejeições. Uns festejam a vitória e tripudiam, certos de que são os bons. Outros, derrotados, buscam bodes expiatórios e juram revanche. A poeira precisa assentar, pelo futuro de todos.