Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O fim que está próximo

O fim que está próximo

 

A prisão de Joesley Batista e de seu assessor Ricardo Saud é o desfecho natural de uma aventura de empresários que se aproveitaram do sistema capitalista selvagem e corrupto que estava instalado no país à medida que os governos petistas, secundados pelo PMDB, institucionalizaram a propina como instrumento de decisões governamentais.

Embora seja reconhecido que o PT não inventou a corrupção na política brasileira, ele se aproveitou dela para montar um projeto de governo que fosse eterno enquanto durasse, e que durasse o máximo que fosse possível alcançar. O Estado brasileiro estava entregue a grupos corporativos e a empresas como a J&F e a Odebrecht que estivessem dispostas a jogar o jogo da maneira estabelecida pelos novos donos do poder.

A prisão em flagrante teve sua interpretação ampliada em diversos casos durante a Operação Lava Jato, ora em final de temporada já prevista, aliás, pelo próprio Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, e pelo Juiz Sérgio Moro. Foi assim que o ex-ministro Geddel Vieira Lima foi parar na Papuda novamente, depois de descoberto seu bunker milionário. A simples existências desse dinheiro escondido é uma demonstração de que ele continuava delinqüindo.  

No caso dos irmãos Batista, rescindido o acordo de colaboração premiada pela quebra de confiança promovida por Joesley, que confessou em uma auto gravação que não contaria toda a verdade para o Ministério Público, o processo contra o grupo volta à vida dos autos, e a prisão preventiva torna-se possível pelo risco que oferecem na destruição de provas e na atividade de conspiração contra as instituições revelada no tal auto grampo.

O tempo do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Facchin, é naturalmente diferente do do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que corre para reparar o erro cometido ao dar imunidade total a delatores que, se vê agora, não mereciam tanta confiança.

Antes de ressaltar eventuais trapalhadas da PGR, a denúncia de Janot mostra que ele foi apanhado de surpresa pelos indícios de que fora enganado em sua boa-fé, e sua atitude deve ter o apoio da sociedade, que reclamava da complacência abusiva com que os delatores foram tratados.

Janot repetia que faria tudo novamente, diante das provas de crimes em curso que a gravação da conversa de Joesley Batista com o presidente Michel Temer proporcionou ao Ministério Público, mas, frente às evidências de que fora ludibriado, não teve dúvidas em recuar e pedir a rescisão do contrato de colaboração firmado com os executivos da JBS.

O Supremo Tribunal Federal (STF) está agora com a bola do jogo, e terá três decisões importantes a tomar. A suspeição do Procurador-Geral da República para processar o presidente, pedida pela defesa de Temer, está na pauta da próxima quarta-feira, e quase certamente não será aceita pelo plenário.

Mais adiante, terá que decidir se suspende a segunda denúncia contra o presidente Temer até que seja definida a questão das provas contra o presidente. O ministro Facchin já pediu pauta para esta decisão, que pretende dividir com seus companheiros.

Se decidir a favor da defesa do presidente, não quer dizer que o Procurador Janot não possa oferecer a denúncia, significa apenas que ela não deverá ser encaminhada à Câmara. Por último, o Supremo deverá decidir pela validade ou não da gravação feita no Jaburu como prova contra o Presidente.

Se existe uma dúvida com relação a isso, pois o pedido de prisão do procurador Marcelo Miller significa que a PGR está convencida de que ele ajudou a JBS a fazer a delação premiada, parece haver maioria a favor da manutenção das demais provas, inclusive do depoimento de Joesley que repete e esclarece trechos do diálogo mantido com o presidente Temer.

Como se vê, o Supremo Tribunal Federal (STF) está mais uma vez protagonizando o cenário político. Sem falar no fato de que os pedidos de processos contra as cúpulas partidárias do PT, PMDB e PP englobam os principais políticos do país, além dos demais processos contra senadores e deputados de distintos partidos.
A Operação Lava Jato parece deslocar-se de Curitiba para Brasília, inclusive nos desdobramentos das denúncias contra o ex-presidente Lula. Será nos tribunais superiores que sua sorte será jogada.

O Globo, 10/09/2017