Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O capitão e a democracia

O capitão e a democracia

 

Não só entre nós, mas em vários outros países, a democracia está sob ameaça. Há dez anos, o professor de Stanford Larry Diamond chamou atenção para o fenômeno, que no Brasil é agravado pela presença na política de personagens que não escondem a saudade da ditadura militar.

A propósito, Diamond, em entrevista recente a Guilherme Amado, de “Época”, declarou que as forças democráticas “de direita e de esquerda” devem se unir e estabelecer limites à participação política dos militares. “Precisam dizer: ‘nós honramos e respeitamos vocês, que são muito importantes para a segurança e o futuro do país, mas a política não é o lugar de vocês’.” Escrevo antes do anunciado manifesto da chapa liderada pelo capitão da reserva Jair Bolsonaro, que está à frente das pesquisas de intenções de voto e carrega uma coleção de afirmações antidemocráticas, graves demais para serem justificadas como “brincadeiras” ou arroubos. Vale lembrar algumas famosas:

#“Eu sou favorável à ditadura, tu sabe disso (1991, na TV). O erro da ditadura foi torturar e não matar” (2016, na TV);

#“Deveriam ter sido fuzilados uns 30 mil corruptos, a começar pelo presidente FHC” (1999, na TV);

#“A PM devia ter matado 1.000, e não 111 presos” (sobre o Massacre de Carandiru);

#“Não vou combater nem discriminar, mas, se vir dois homens se beijando na rua, vou bater” (2002);

#“Não te estupro porque não merece” (para a deputada Maria do Rosário, na Câmara). “Ela é muito ruim, muito feia, não faz o meu gênero”;

#“O afrodescendente mais leve lá (no Quilombolo de Eldorado Paulista) pesava sete arrobas. Não fazia nada. Nem para procriar ele serve mais” (2017, no Clube Hebraica do Rio);

#“Foram quatro homens (filhos), a quinta eu dei uma fraquejada e veio mulher” (no mesmo lugar);

#“Eu não empregaria [mulheres e homens] com o mesmo salário” (na RedeTV!, em 2016).

Como se vê, são muitas as dívidas do capitão com a democracia. Resta saber se ele está disposto a pagá-las e, com sua vocação autoritária, operar a conversão.

 

O Globo, 26/09/2018