Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > ENEM e ESEM

ENEM e ESEM

 

País foi sacudido nos dias recentes pelo noticiário ao redor do ENEM. Pena que, ao lado disso, não viessem mais ainda, a discussão, a avaliação, o reforço ao ensino médio, que é, perdoe-se o mau uso de um quase trocadilho, fundamental para a educação dos brasileiros. O ensino médio é por destino capacitador. Ilona Becskeházy observa que estamos a carecer de uma cultura de rigor escolar, onde se aceite como natural que o alunado saia de uma certa forma do conforto e se sinta desafiado para a valorização do processo educacional em si. Tem razão a renomada consultora em gestão educacional.

Não sendo conhecedor da questão escolar, valho-me sempre do que me ensina o mestre Arnaldo Niskier, cada vez melhor conhecedor da matéria, tanto por destino, quanto por vocação.

Foi ele quem, valorizando a minha pernambucanidade, mostrou-me que a taxa de evasão escolar do ensino médio, na minha terra, saiu de um constrangedor 26° lugar, em favor de liderar a estatística. Liderar a
anti-evasão, esclareça-se. 

Em Pernambuco está sendo muito valorizada a ideia de que os temas abordados em sala de aula do ensino médio sejam transversais, também com disciplinas eletivas que o aluno poderá escolher de acordo com suas afinidades. Por isso, deve ser apoiado o Programa Ensino Médio Inovador, do MEC.

É o que se vem fazendo obstinada e sistematicamente na Escola SESC de Ensino Médio, que funciona, aqui no Rio, na Barra. A ESEM é uma instituição construtora de futuros para os seus alunos. É notável o trabalho que ali se realiza, gosto de proclamar. Também o elogiam meus confrades da Academia Brasileira de Letras que vem se habituando a ir lá para fazer conferências.

As atividades pedagógicas da ESEM têm como obrigatórias as tarefas das linguagens, matemáticas, ciências humanas e da natureza. Já as eletivas podem ser línguas estrangeiras, cultura corporal, produção e fruição das artes, comunicação, participação estudantil.

A leitura funciona como elemento cultural e básico de todas as disciplinas, apoiada igualmente no constante aperfeiçoamento de uma biblioteca que vem sendo estimulada a crescer e diversificar-se.

Com professores de dedicação exclusiva, com o estudo da teoria aplicada à prática, com o fomento às atividades culturais a ESEM é cada vez melhor. Os estudantes, por outro lado, estão a pedir mais tecnologia nas aulas e a ESEM os tem atendido. É assim que se faz.

Jornal do Commercio (RJ), 13/11/2014