Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Tarcísio Padilha > Tarcísio Padilha

Biografia

Quinto ocupante da Cadeira nº 2, eleito em 20 de março de 1997, na sucessão de Mário Palmério e recebido em 13 de junho de 1997 pelo acadêmico Arnaldo Niskier. Recebeu os Acadêmicos Ana Maria Machado, Luiz Paulo Horta e Marco Lucchesi. Presidiu a Academia Brasileira de Letras em 2000 e 2001. Faleceu no dia 9 de setembro de 2021, no Rio de Janeiro, aos 93 anos.

Tarcísio Meirelles Padilha nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 17 de abril de 1928. É filho de Raymundo Delmiriano Padilha e de D. Mayard Meirelles Padilha. Em 1951, casou-se com Ruth Maria Fortuna Padilha, e o casal tem seis filhos: Inês, Heloisa, Tarcísio Jr., Marcelo, Cláudia e Lúcia, e doze netos: Gabriela, Leonardo, Rodrigo, Cristiana, Fernando, Isabel, Ana Cláudia, Pedro, Maria, Luiza, Carla e Gabriel, e dois bisnetos, Carolina e Heitor.

Sua formação fundamental principiou no Grupo Escolar D. Pedro II, em Petrópolis, para prosseguir no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas, onde concluiu o curso de admissão. Daí por diante, frequentou o Colégio Santo Inácio até concluir o curso clássico. É bacharel em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; diplomado em Ciências Sociais pelo Instituto de Direito Comparado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; diplomado pela Escola Superior de Guerra; licenciado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense; doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

No magistério de nível superior, é professor titular de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; professor de História da Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; professor de Filosofia, Pedagogia e Sociologia da Universidade Santa Úrsula; membro do corpo permanente da Escola Superior de Guerra; professor de História da Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; chefe do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; diretor do Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; diretor do Departamento de Filosofia e coordenador do Mestrado e do Doutorado em Filosofia da Universidade Gama Filho.

Foi membro de numerosas comissões julgadoras de concursos para Professor Titular e para a obtenção de títulos de Livre-Docente, Doutor e Mestre.

Cargos de direção

Vice-Presidente e, a seguir, Presidente do Centro Dom Vital; Presidente da Comissão de Planejamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Presidente do Instituto Brasileiro de Filosofia, seção do Rio de Janeiro; Diretor do departamento de estudos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; Diretor-Geral do Instituto Euvaldo Lodi, órgão de estudos e pesquisas da Confederação Nacional da Indústria; Vice-Presidente da Union Mondiale des Sociétés Catholiques de Philosophie; Vice-Presidente da Asociación Interamericana de Filosofia; Vice-Presidente da Metaphysical International Society; Membro do Comité Directeur e Vice-Presidente da Fédération Internationale des Sociétés de Philosophie; Coordenador da Nova Spes para a América Latina, Secretário-geral da Academia Brasileira de Letras (1998-1999); Presidente da Academia Brasileira de Letras (2000-2001).

Direção e conselho editorial

Diretor de Filosofia da Enciclopédia Verbum, Lisboa; Diretor da Coleção Filosofia, da Editora Agir; Coordenador da Coleção Brasil em Questão, da Editora José Olympio; Membro do Conselho Editorial da revista Philosophie, Grenoble; Membro do Conselho Editorial da revista Itinéraires Philosophiques, Atenas; Membro do Conselho Editorial da revista Aletheia, da Internationale Akademie für Philosophie; Coordenador da Bibliografia Filosófica Brasileira do Institut International de Philosophie, sob os auspícios da UNESCO; Diretor da revista trimestral Presença Filosófica, órgão da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos; Diretor da revista A Ordem, órgão do Centro Dom Vital; Diretor da revista trimestral Ciências Humanas, da Universidade Gama Filho; Membro e depois Presidente do Conselho Editorial da revista Communio, Rio de Janeiro, e do Jornal de Letras.

Principais instituições a que pertence

Membro fundador do Collegium Academicum Universale Philosophiae, Atenas; da Metaphysical International Society; da Sociedad Interamericana de Filosofía; membro fundador e Vice- Presidente da Asociación Interamericana de Filósofos Católicos; membro correspondente da Sociedade Helênica de Estudos Filosóficos; membro fundador e Presidente da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos; membro efetivo da Society for Ancient Greek Philosophy; membro fundador , conselheiro e membro honorário da Association Louis Lavelle, Paris; membro da Internationale Akademie für Philosophie; membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Fluminense de Letras; membro do Pontifício Conselho para a Família, Vaticano; membro da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro; lugar-tenente da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, Vaticano, sócio do Pen Club do Brasil; sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; membro da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; membro da Liga de Defesa Nacional; Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura,Consultor, e a seguir, Presidente de Honra da ONG Terra dos Homens.

Participação em congressos e encontros nacionais e internacionais

Membro ativo do II Congresso Latino-Americano de Sociologia, Rio de Janeiro (1953).

Membro ativo do Congresso Internacional Extraordinário de Filosofia, São Paulo (1954).

Membro ativo do II Congresso Extraordinário Interamericano de Filosofia, San José da Costa Rica (1961).

Membro ativo do XIII Congresso Internacional de Filosofia, México (1963); do XIV Congresso Internacional de Filosofia, Viena (1968); do XV Congresso Internacional de Filosofia, Varna (1973); do XVI Congresso Internacional de Filosofia, Düsseldorf (1978); do XVII Congresso Internacional de Filosofia, Montreal (1983); do XVIII Congresso Internacional de Filosofia, Brighton (1988).

Membro da Delegação Brasileira à XIV Conferência Geral da UNESCO, Paris (1966).

Membro da Diretoria do VIII Congresso Latino-Americano de Sociologia, sob os auspícios da UNESCO, San Salvador (1967).

Vice-Presidente da I Semana Internacional de Filosofia, São Paulo (1972); Presidente da II Semana Internacional de Filosofia, Petrópolis (1974); da III Semana Internacional de Filosofia, Salvador (1976); da IV Semana Internacional de Filosofia, Curitiba (1978); da V Semana Internacional de Filosofia, Rio de Janeiro (1979); da VI Semana Internacional de Filosofia, Rio de Janeiro (1991); da VII Semana Internacional de Filosofia, Rio de Janeiro (1992).

Membro ativo do I Congresso Internacional de Filosofia Cristã, Córdoba (1979).

Membro ativo do I Colloquium Romanum, Vaticano (1979).

Presidente do Simpósio Internacional de Ética, Rio de Janeiro (1980).

Membro do Comitê Organizador e Conferencista do I Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia, Braga-Lisboa (1981).

Diretor da Comissão Organizadora do Seminário Internacional sobre Negociação e Relações do Trabalho, Rio de Janeiro (1981).

Diretor da Comissão Organizadora do Seminário Internacional de Educação e Trabalho, Rio de Janeiro (1982).

Membro ativo do Colóquio sobre Universais Transculturais, promovido pela UNESCO, Ottawa (1983).

Membro ativo e organizador do I Congresso Internacional sobre o pensamento de João Paulo II – Tema central: Antropologia e Práxis, Rio (1984); do II Congresso Internacional sobre o pensamento de João Paulo II – Tema central: Doutrina social da Igreja, Rio (1985); do III Congresso Internacional sobre o pensamento de João Paulo II – Tema central: Mulher, Rio (1986); do IV Congresso Internacional sobre o pensamento de João Paulo II – Tema central: Bioética, Rio (1987); do V Congresso Internacional sobre o pensamento de João Paulo II – Tema central: Inculturação, Rio de Janeiro (1988).

Membro ativo e presidente da sessão solene de encerramento do Colloque International sur Louis Lavelle, Agen (1985).

Membro ativo do Colóquio sobre Valores Culturais, Buenos Aires (1985).

Membro ativo da International Conference for Moral Re-Armament, Caux (1987).

Membro ativo do Xème Congrès International de la Famille, Madri (1987); do XIème Congrès International de la Famille, Bruxelas (1988); do XIIème Congrès International de la Famille, Viena (1988).

Membro ativo do Colloque sur le Sacré et le Profane, promovido pela Académie Suisse des Sciences Humaines, ao ensejo da realização da Assembleia Geral do Conseil International de Philosophie et Sciences Humaines da UNESCO, Berna (1988).

Membro ativo do Colóquio sobre Valores, promovido pela Fundação Internacional Nova Spes, Vaticano (1989).

Membro Ativo do Encontro sobre “La femme comme mère et comme épouse à l’aube du XXIème siècle”, Frascati (1994).

Membro ativo do Encontro Internacional sobre Meninos de Rua, Rio de Janeiro (1994).

Membro ativo do Congrès International sur “La Famille, cœur de la civilisation de l’amour”, Vaticano (1994).

Presidente do II Simpósio Internacional de Ética, Rio de Janeiro (1994).

Membro ativo do Congresso Internacional sobre o XXX.o aniversário da Gaudium et Spes, Vaticano/Loreto (1995).

Membro ativo do Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Direitos da Família, Vaticano (1998).

Membro ativo do I Seminário sobre o XX.o Aniversário do Pontificado de João Paulo II, Buenos Aires (1999).

Coordenador do Ciclo de Conferências Ciência e Cultura (1998) e do Ciclo Rui Barbosa (1999), na Academia Brasileira de Letras.

Coordenador da Mesa-Redonda sobre os 400 anos anos do Padre Antonio Vieira (2008), na Academia Brasileira de Letras.

Coordenador do Ciclo 200 anos de Charles Darwin (2009), na Academia Brasileira de Letras.

Coordenador do I Seminário de Bioética da Arquidiocese do Rio de Janeiro, 2002.

Coordenador dos Ciclos de Conferências e Seminários do Centro Dom Vital, há mais de três décadas.

Foi conferencista de numerosas universidades e instituições culturais da Europa e das três Américas: na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chile, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França,  Itália, Iugoslávia, Liechtenstein, México, Portugal, Suíça, Vaticano, e em dezenas de cidades brasileiras.

Visitou as seguintes universidades e instituições culturais estrangeiras: Catholic University of America, Angelicum, Berkeley, Berlim, Berna, Bonn, Boston, Braga, Brighton, Bruxelas, Buenos Aires, Coimbra, Córdoba, Costa Rica, D.A.A.D., Dubrovnik, Düsseldorf, Emory, Fordham, Freiburg im Breisgau, Fribourg, Gregoriana, Groningen, Hamburgo, Harvard, Institut Catholique de Paris, Institut für die Wissenscheften von Menschen de Viena, Institut International de Philosophie de Paris, Fondation Internationale des Sciences Humaines de Paris, Interamerican Defense College de Washington, Inter Nationes de Bonn, Leipzig, Liechtenstein, Lisboa, Louvain, Lugano, Luxemburgo, Madri, Mainz, Marburgo, México, Michigan, Montreal, Moscou, Munich, Münster, Nanterre, National War College, Navarra, New Mexico, New York, Nova Delhi, O.E.A., Washington, Ohio State, O.I.T., Genebra, Ottawa, Palermo, Peoria, Poitiers, Praga, Québec, Roma, Rothenburg o.d. Tauber, Saint Louis, Salamanca, San Giovanni Laterano, Schönstatt, Stanford, Sorbonne, Trier, U.C.L.A., UNESCO, United Nations, Varna, Viena, Yale.

Condecorações

Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo; Medalha por Serviços Relevantes prestados ao Estado da Guanabara; Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, Paris; Benfeitor da Fundação Cesgranrio; Prêmio Nacional de Filosofia, conferido pelo Instituto Brasileiro de Filosofia, São Paulo; Cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, Vaticano; Medalha Alceu Amoroso Lima pela Ética e pela Cultura – PUC/RJ; Educador Emérito do ano 1994 – agraciado pela Associação Nacional das Universidades Particulares; Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, da Associação Nacional dos Veteranos da FEB; Medalha do sexagésimo aniversário da PUC/RJ; Diploma de Excelentá, da Universitatea de Vest “Vasile Goldis”, Arad, Romênia; Ordem do Mérito do Livro pela Fundação Biblioteca Nacional, 2001; Personalidade Educacional 2002 – agraciado pelo jornal Folha Dirigida; Medalha do Mérito Cultural da República Helênica, 2002.