Início > Acadêmicos > Nélida Piñon

Perfil da Acadêmica

Quinta ocupante da Cadeira 30, eleita em 27 de julho de 1989, na sucessão de Aurélio Buarque de Holanda e recebida em 3 de maio de 1990 pelo Acadêmico Lêdo Ivo. Em 1996-1997 tornou-se a primeira mulher, em 100 anos, a presidir a Academia Brasileira de Letras, no ano do seu I Centenário.
Cadeira: 
30
Posição: 
Atual
Data de nascimento: 
3 de Maio de 1937
Naturalidade: 
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
Data de eleição: 
27 de Julho de 1989
Data de posse: 
3 de Maio de 1990
Acadêmico que a recebeu: 
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • Maria do Carmo

    Jornal do Commercio (PE), em 03/01/2016

    A cena humana se empobrece com a perda de Maria do Carmo Vilaça. Confesso minha profunda tristeza por não poder contar mais com sua generosidade, seu encanto, a elegância que nos ofertava nos gestos mais simples.

  • Jorge Amado, um grande romancista

    Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), em 14/12/2005

    Desde o berço, o sobrenome de Jorge Amado emitiu sinais de que viria a ser amado pelo seu povo. Aquele homem, que tinha a cara de árabe, mas de jeito baiano, estava destinado a criar uma obra que deitaria raízes no imaginário da sua gente.

  • O rosto de Clarice

    Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), em 13/07/2005

    Cada dia para Clarice era um fardo cheio de esperança. Bastava tomar café, comer, saber de alguma boa intriga ou peripécia, para lhe nascer uma réstia de ilusão. Logo, porém, os olhos verdes, aflitos e intensos, pareciam transmitir a mensagem: tudo que vejo nesta sala me é familiar e monótono. Será que a vida não pode se renovar ao menos para surpreender-me?