Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Eduardo Portela

Perfil do Acadêmico

Sexto ocupante da Cadeira nº 27, eleito em 19 de março de 1981, na sucessão de Otávio de Faria e recebido em 18 de agosto de 1981 pelo Acadêmico Afrânio Coutinho. Recebeu as Acadêmicas Lygia Fagundes Telles e Zélia Gattai, Rosiska Darcy de Oliveira e os Acadêmicos Carlos Nejar, Celso Furtado, Candido Mendes de Almeida, João Ubaldo Ribeiro, Ivan Junqueira , Alfredo Bosi, Geraldo Holanda Cavalcanti e Evaldo Cabral de Mello. Faleceu no dia 3 de maio de 2017, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.
Cadeira: 
27
Posição: 
6
Antecedido por:
Sucedido por:
Data de nascimento: 
8 de Outubro de 1932
Naturalidade: 
Salvador - BA
Brasil
Data de eleição: 
19 de Março de 1981
Data de posse: 
18 de Agosto de 1981
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
2 de Maio de 2017
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • Presidencialismo de colisão

    Folha de São Paulo, em 05/11/2015

    Falamos, o tempo todo, em presidencialismo de coalizão. Promessa enganosa ou desculpa inútil. Na prática política cotidiana o que se observa é o choque, ou a mera barganha, o conflito de interesses menores ou ambições maiores. A essa contracena inóspita se deve chamar de presidencialismo de colisão, sustentado pela democracia de consumo.

  • Já estamos no lucro

    Começamos a ingressar, com a dose combinada de inércia e descrença, em um clima de final de Copa. Onde estamos, aonde vamos? Quem ganhou? É o delírio finalista formatando a compreensão da história.