Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Dantas Barreto > Dantas Barreto

Biografia

Dantas Barreto (Emídio Dantas Barreto), Marechal-de-exército, historiador militar, jornalista, romancista e teatrólogo, nasceu em Bom Conselho, PE, em 22 de março de 1850, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 8 de março de 1931.

Com apenas quinze anos de idade alistou-se como voluntário na campanha do Paraguai, onde foi condecorado por sua atuação. Em 1868, foi promovido a oficial. Após o término da guerra, voltou ao Brasil e fez o curso de artilharia na Escola Militar do Rio de Janeiro. Tomou parte na campanha de Canudos, tendo sido seus esforços coroados com a promoção a Coronel. Em 1910 foi promovido a General-de-divisão. Foi Ministro da Guerra de Hermes da Fonseca. Demitiu-se para assumir o governo de Pernambuco (1911-1915), sendo mais tarde eleito senador por esse Estado (1916-1918). Reformou-se como Marechal-de-exército em 1918.

Embora com importantes encargos militares e políticos, Dantas Barreto dedicou-se também à literatura, tornando-se conhecido por suas atividades de cronista, romancista e autor teatral. Colaborou na Revista Americana do Rio de Janeiro e no Jornal do Comércio de Porto Alegre.

Segundo ocupante da cadeira 27, foi eleito em 10 de setembro de 1910, na sucessão de Joaquim Nabuco, e recebido pelo acadêmico Carlos de Laet em 7 de janeiro de 1911. A sessão de posse realizou-se no Palácio Monroe.