Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Abl > Cgi > Cgilua.exe > Sys > O Marido da Adúltera

O Marido da Adúltera (2009. 170 pp.)

Lúcio de Mendonça

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Afrânio Peixoto

Lúcio de Mendonça fez parte da geração literária combativa e veemente, antimonárquica e anticlerical, que lutou pela abolição e a república. Como a época em que viveu, o gosto pela polêmica estava em seu sangue e em sua pena. Tinha paixão pelas atitudes extremas.

Jornalista combativo, sempre disposto ao debate e até mesmo ao escândalo, foi poeta lírico um tanto convencional e poeta social desabusado e provocador. O melhor de sua poesia encontra-se aí, sobretudo quando vibravam em seus versos a revolta e a indignação, muitas vezes identificadas com a mensagem de Cristo. São dele os versos incendiários que afirmam que “vós não vos salvais se não bebeis/todo o sangue do último dos padres/pelo crânio do último dos reis!”. Como memorialista adoçou os seus ímpetos, mostrando o Lúcio de Mendonça afetuoso, romântico, amigo exemplar.

Deixou uma meia dúzia de contos excelentes, obrigatórios nas antologias da época, com destaque para Luís da Serra, Coração de Caipira e O Hóspede, que José Veríssimo comparou a uma obra de Maupassant. [...] [Apresentação de Ubiratan Machado]

 

Ficha da Obra

Autores: 
Lúcio de Mendonça
ISBN: 
978-85-7440-211-6
Ano: 
2009
Páginas: 
170
Leia a obra completa: